Como tudo começou...

Ver um bulldog correndo e fazendo graça já é maravilhoso, quanto mais vários gordinhos ao mesmo tempo...
Aqueles que já participaram dos encontros sabem do que estamos falando.
Tudo começou em 29/07/2007, com um encontro no parque Ibirapuera, portão 7, em uma tarde super fria. Foi nesse encontro que conheci os idealizadores da comunidade Bulldogada São Paulo do ORKUT. Foi o 1. encontro organizado pela BULLDOGADA SÃO PAULO.
O Daniel Cifu e a Solange Serafim que se conheceram em uma Comunidade de Bulldog Ingles do Orkut  e juntos organizaram esse primeiro encontro bem simples mas com muito carinho confeccionando camisetas, ossinhos de brinde e criaram esse primeiro layout  para a Comunidade Bulldogada São Paulo ainda no Orkut.
Atualmente o GRUPO está no Facebook com esse mesmo nome e  também possui uma PAGINA.
Em seguida organizaram um Bullrasco e o público dobrou. De lá pra cá, já foram inúmeros encontros que se repetem todos os anos: Bullnina, Bulldogada Halloween, e vários encontros informais.

Esse é o logo OFICIAL da Comunidade Bulldogada São Paulo escolhido na época da criação da comunidade.

O grande objetivo da BULLDOGADA SÃO PAULO é fazer amigos, fortalecer novas amizades e socializar nossos bulldogs pois o bem deles dependem principalmente de nós.


SOBRE A RAÇA...


Se você encontrar o orgulhoso proprietário de um Bulldogue, por favor não diga coisas como "nossa que cachorro feio!" ou "de tão feio ele é até bonito". Provavelmente o dono irá ficar muito chateado, não só pelo fato do comentário ser pouco polido, mas porque por detrás desta carinha que só uma mãe pode amar existe muita história e razão de ser.

O Bulldogue Inglês foi desenvolvido em meados século 16, na Inglaterra, como um cão de espetáculo que enfrentava touros e ursos nas arenas sangrentas da época, onde os homens faziam suas apostas. Criados para serem fortes e obstinados nas lutas, estes cães pegavam os touros pelo nariz e não soltavam de jeito nenhum, mesmo quando os animais os sacudiam furiosamente de um lado para o outro.
A baixa estatura dificultava que eles fossem chifrados pelos touros, o focinho empinado para trás permitia que eles respirassem, mesmo tendo o touro preso pela boca. Aliás, o maxilar inferior sendo maior do que o superior (nosso adorável "boca de gaveta"), também facilitava a inclinação no nariz e, principalmente, a pegada do cão que acontecia de baixo para cima, encaixando perfeitamente nas narinas do touro. E as ruguinhas? As ruguinhas serviam para "escoar" o sangue do animal pela lateral da face do cão, evitando que o cachorro ficasse com os olhos "embaçados".

Atualmente os Bulldogues são muito diferentes dos Bulldogues originais. Tanto na aparência como no comportamento. Graças a um programa cuidadoso de criação e da escolha criteriosa dos cães usados para criação, o Bulldogue atual não é mais agressivo, seja contra animais ou contra pessoas. É justamente por ter esta cara única e este temperamento tão amigável que o Bulldogue tem sido escolhido como mascote símbolo de muitas universidades e instituições, principalmente nos EUA.

O Bulldogue não é especial apenas na sua aparência. Esta raça também requer cuidados extras, principalmente para quem está pensando em reprodução.

Para começar, o focinho extremamente curto dificulta a respiração, principalmente em dias quentes e úmidos. O dono deve estar sempre atento a sinais de cansaço e uma possível insolação.

Além disso os Bulldogues estão mais sujeitos a ter um problema comum em cães "enrugadinhos", chamado entrópio. Entrópio é uma condição muito dolorosa em que os cílios nascem virados para dentro dos olhos. Se não for tratado a tempo este problema pode causar úlcera na córnea e até cegueira. Também por conta das dobrinhas, é muito comum ver estes cães com problemas de peles, principalmente na cabeça, onde a umidade causa irritações que acabam desenvolvendo infecções. A limpeza regular das dobrinhas, segundo orientação do veterinário pode prevenir estas irritações.

Por ser um cachorro muito pesado para sua altura, é necessário também ter cuidado para o cachorro não engordar demais e comprometer ainda mais os problemas nas juntas que acometem a raça. Displasia nos joelhos, cotovelos e coxo-femural são comuns.

Se você está pensando em ter um Bulldogue, ou se você já tem e pretende cruzá-lo, é bom conversar primeiro com seu veterinário e também com criadores experientes.

A anatomia do Bulldogue não favorece o coito e nem o parto. A cabeça muito grande, as pernas curtas e os excesso de peso muitas vezes dificultam e o macho não consegue cobrir a fêmea. Além disso é muito comum que os "noivos" fiquem cansados e com falta de ar, antes de consumar o namoro. Para tentar ajudar a manter a raça viva o uso de métodos de inseminação artificial costumam ser empregados.

Na hora do parto é outro problema. Segundo criadores e veterinários, 94% dos partos são realizados por cesariana, já que a cabeça muito grande do filhote não passa pelo quadril relativamente estreito da fêmea. Para piorar ainda mais a situação, a raça é muito resistente a dor e portanto as fêmeas ignoram os sinais da natureza para "expulsar" os filhotes.

Um dos problema com a cesariana é que muitas fêmeas, por não estarem com os todos os hormônios funcionando, tendem a recusar os filhotes nas primeiras 48 horas, que sem dúvida nenhuma é um período crítico para qualquer filhote. O tempo entre o nascimento dos filhotes e a aceitação da mãe vai depender muito do período da gestação em que a cesariana foi feita. Quanto mais próxima da hora do parto natural, menor a chance de rejeição.

Você é um atleta? Adora correr, pedalar, nadar e caminhar por trilhas por horas a fio?

Você sempre quis ter um cão de guarda que botasse todo mundo pra correr?

Se você respondeu "sim" a qualquer uma destas perguntas, então o Bulldogue não é o cachorro certo para você.

Buldogues são bonitos, são charmosos, e preguiçosos.

O focinho muito curto dificulta a respiração e limita sua capacidade de exercícios, mas até que eles gostam de caminhadas tranqüilas ao lado de seus donos, desde que seja numa hora bem fresquinha e sem pressa.

Quando filhote eles adoram brincar e na medida em que crescem eles se tornam extremamente pacientes e tolerantes. Por isso mesmo são ótimas companhia para crianças e toleram praticamente todo o tipo de abuso que uma criança pequena pode infligir a um animal. Quando chegam a idade adulta eles são afetuosos, ótimos no convívio com outros animais, calmos, dificilmente aceitam provocações. São quietos, praticamente não latem, adoram ficar deitados o dia todo e se tornam o companheiro ideal para pessoas idosas.

Os apreciadores da raça costumam defini-los como verdadeiros "palhaços" no dia-a-dia. Devido a sua grande paciência e cooperação, Bulldogues aceitam todo o tipo de brincadeira, desde ser fantasiado até servir de carpete para uma super massagem nos pés. Só não espere que ele vá buscar a bolinha de tênis para você ficar jogando novamente como um maluco. Não, Bulldogues acham que este tipo de atividade é inútil e muito abaixo do grau mínimo de dignidade deles. Deixe este tipo de brincadeiras para os Goldens e para os Labradores. Aquelas carinhas bonitas.

Por falar em carinha bonita, Bulldogues são péssimos cães de guarda, já que adoram todo mundo, mas a cara invocada que eles têm ajuda muito a manter os estranhos afastados. Na verdade, se um Bulldogue demonstrar seus verdadeiros dotes de cão de guarda provavelmente será em relação ao prato de comida dele. Quando a conversa é comida eles podem se tornar super protetores.

Eles se adaptam muito bem a vida de apartamento, já que não precisam de muitos exercícios e também não costumam latir. Isso não quer dizer que você viverá num monastério, um lugar de silêncio absoluto. Pelo contrário. Eles podem não latir, mas possuem uma gama infinita de barulhinhos estranhos. Por exemplo: Eles roncam, eles babam, eles gorgolejam, e por causa da maneira como eles respiram engolindo ar, eles se são particularmente flatulentos.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Bulldogue ocupa a 77ª posição entre as raças pesquisadas.

Expectativa de vida: de 08 a 10 anos.









Bulldogada no Redondo

Bulldogada no Redondo
01.02.10 - Encontro no Cachorrodromo no Ibirapuera (Redondo)

Bulldogada Halloween 2009

Bulldogada Halloween 2009
Realizada no Pet Memorial, 31 de outubro de 2009.